Sábado, 12 de Abril de 2008
"Trisavó de pistola à cinta e outras histórias"
"Trisavó de pistola à cinta e outras histórias" é um livro de Alice Vieira inserido no Plano Nacional de Leitura para o 5º ano. Actualmente é difícil de arranjar por ter sido muito vendido. Tem 10 histórias todas elas muito engraçadas divididas em acontecimentos. Sem dúvida, um livro de uma das melhores escritoras portuguesas. Deixo-te aqui um trecho do conto que deu o nome ao livro, "Trisavó de pistola à cinta":
 
Trisavó de pistola à cinta
 

"A avó do meu pai tem noventa anos e chama-se Benedita.
A mãe do meu pai tem sessenta e quatro anos e chama-se Benedita.
A irmã mais velha do meu pai há mais de dez anos que tem vinte e nove, e chama-se Benedita.
Eu vou nos quinze e também me chamo Benedita.
Tudo isto - conforme o meu pai não se cansa de repetir - por causa de uma antepassada chamada Benedita, que um dia meteu duas pistolas à cintura e veio por aí abaixo à cata de franceses.
A história passou-se há uma data de anos, no tempo de Napoleão, quando Portugal aguentou com três invasões francesas e andava o povo todo a fugir dos soldados estrangeiros que roubavam, matavam, saqueavam e destruíam tudo por onde passavam. A minha professora de História gaba sempre muito os meus conhecimentos deste "período conturbado da nossa existência". Se ela vivesse em minha casa, ao lado do meu pai, iria rapidamente perceber que só um surdo não ficaria a conhecer toda esta história que o meu pai repete dia sim, dia não. Mas eu faço um ar superior e prefiro deixá-la pensar que é tudo interesse meu. Adiante.
Ao que parece, a minha antepassada não era para graças e, antes que os franceses chegassem à sua porta, resolveu ser ela a ir ao encontro deles e meter-lhes uns bons chumbos na barriga. E é por causa deste feito heróico que, na família do lado do meu pai, todas as filhas mais velhas carregam com o seu nome.
Verdade se diga, o heroísmo da senhora ficou por essa cavalgada. Que se saiba, não chegou a encontrar francês nenhum no seu caminho e, depois de cavalgar três dias e três noites, caiu inanimada à porta de um fidalgo do lugar de Avelar de Cima, que a recolheu e, além de lhe dar de comer e de beber, deu-lhe também o seu nome e um rancho de filhos e filhas - a mais velha das quais se chamou, evidentemente, Benedita."

 

in. Associação de Professores de Português

Publicado por Madalena às 15:06
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
Mais sobre mim
Relógio
Pesquisar
 
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Livro da semana

    

StepheneLucy Hawking

Abanaram a cauda
Posts recentes

The End

"Caça ao Tesouro no Espaç...

Férias de Verão

"Amanhecer"

"Amigas, Namorados e Segr...

"Ulysses Moore - A Ilha d...

"Uma Aventura na Amazónia...

Arquivos
Links
Subscrever feeds
blogs SAPO